Gratidão: o segredo para uma vida feliz e mais leve.

Com o advento das redes sociais e a popularização da Internet, essa palavra começou a surgir com mais frequência no nosso quotidiano, porém muitos desconhecem o poder que há nesta palavra quando ela é exercitada na prática, transforma-se numa ferramenta poderosa para a transformação. 
Para começar, precisamos entender o que é a gratidão:
A definição mais comum de gratidão, seja nos dicionários ou livros de filosofia é que a gratidão é o reconhecimento de elementos de valor na nossa vida. 
A palavra chave é o reconhecimento, pois esse é o elemento essencial que dá sentido a palavra gratidão.
Para se obter uma vida feliz e plena, não deve haver espaço para a ingratidão, tendo em conta que a nossa felicidade depende do exercício constante da gratidão. 
A gratidão não se resume apenas no simples ato de agradecer pelas dádivas da vida em momentos e circunstâncias pontuais, é mais do que isso. 
Há quem reclame e culpa a tudo e a todos por estar doente, e há quem agradeça por estar vivo,e ter a chance de lutar pela sua saúde e se recuperar. Quem você acha que terá mais chance de se recuperar?
Há quem reclame e culpa a todos pela sua situação financeira, e há quem agradeça por ter saúde, mente sã, e  força para  lutar pelos seus sonhos e conquistar uma vida mais próspera.Novamente pergunto:
Quem terá mais chances de alcançar a prosperidade? 
Por vezes, sufocados pelos problemas e infortúnios da vida, parece-nos não haver motivos para agradecer, mas quando ainda assim o fazemos, o efeito sobre o cérebro e consequentemente sobre os nossos níveis de felicidade é imensurável. 
Uma pesquisa levado a cabo pelo psicólogo americano  Robert  A. Emmons, autor do best seller "Agradeça e seja feliz" comprovou através das suas pesquisas na área, de que forma a gratidão reduz as emoções tóxicas das pessoas e gera aumento da felicidade.  Passa a explicar que isso acontece  porque ao exercitar a gratidão libertamos no nosso organismo um neurotransmissor chamado dopamina, que gera dentro de nós uma profunda sensação de bem estar e prazer interno.   
Como consequência disso surgem uma série de benefícios como:
  • Melhora na qualidade das suas relações românticas, familiares e de amizade; 
  • Melhora no funcionamento do sistema imunológico, protegendo-nos das infecções em que estamos expostos no nosso quotidiano;
  • Aumenta a motivação para a atividade física ;
  • Redução do stress;
  • Melhora na qualidade do sono;
Agora que já deixei o gostinho dos benefícios, nada mais justo do que deixar aqui a receita para alcançar esses resultados fantásticos acima mencionados.
Aqui vão duas receitas infalíveis:
A primeira, para a prática diária, que eu pessoalmente acredito ser mais eficaz porque permite uma constância nos resultados  e permite-nos enquadrar em nossa vida um hábito extremamente saudável e com benefícios a curto, médio e longo prazo. 
Sem mais delongas vamos ao primeiro exercício:
Pegue num diário (caderno também serve) e adote-o como "Diário da gratidão" aonde diariamente irá escrever todos as coisas pelas quais é grato nesse dia. Faça isso todos os dias, religiosamente e não desista quando parecer não haver motivos para agradecer, porque é justamente nesses dias difíceis em que há mais para agradecer. Lembre-se que, só o simples fato de acordar já é um motivo para agradecer. 
A segunda receita funciona como um bombeiro nos momentos difíceis, em que levados pelas circunstancias, acreditamos ser o fim de tudo, e eis que esse segundo exercício surge como um antídoto para reestabelecer as energias. 
Pegue numa folha vazia e escreva dez coisas pelas quais você é grato, e guarde num local seguro e acessível, e toda a vez que se ver em uma situação difícil, desesperançado e com vontade de desistir, leia esses dez motivos.
Pessoalmente exercito a escrita diária das coisas pelas quais sou grato, e posso atestar que o efeito é simplesmente incrível. 
Seja de uma forma ou de outra, a partir de agora inclua na sua vida o exercício da gratidão, e verá que uma simples mudança de hábito terá um impacto enorme na sua vida e na forma como encara a mesma. 
Poderá constatar com os seus próprios olhos internos que a sua vida se tornará mais leve e feliz, e isso será visível para aqueles que  lhe rodeiam. 

Grato pela seu tempo e sua atenção.
 

Comentários

  1. Agradecer é a melhor forma de orar!

    ResponderEliminar
  2. Realmente o ser humano tem a tendencia de olhar somente pelas coisas más que acontecem no dia a dia, deixando de lado o agradecimento pelas coisas boas.

    Big Huggz! Tino

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Agradecer quando, aparentemente, não se tem nenhum motivo para agradecer de facto é um ato poderoso. Vou passar a fazer essas duas dicas que deixas aqui para nós.

    Obrigada por esse texto e parabéns.

    :)

    ResponderEliminar
  5. Muito bom!! Esse texto realmente mexeu comigo!! Pois vi que prático sem querer o exercício da gratidão todos os dias, sem papel nem caneta!! Obrigada!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para o mundo Você não é especial, e é muito bom saber disso.